Usamos cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação no nosso WebSite. Ao prosseguir, está a declarar aceitar todas as cookies do site da APAH.
Política de Privacidade | Saiba mais sobre as nossas cookies

_0013_FotoNocturna-Hospital-Privado-Idealmed-Coimbra image
Home||Formação||ACADEMIA APAH

ACADEMIA APAH

Em concordância com os estatutos da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), em particular o previsto no seu artigo 3.º “Promover a criação de cursos e conferências sobre a matéria de interesse profissional e outras atividades que visam o aperfeiçoamento dos seus sócios”, pretendemos cumprir essa missão de diversas formas, através da realização de conferências, de programas formativos e educacionais, de estágios e visitas de estudo e de um programa de reconhecimento de competências. 


Considerando que o reconhecimento da identidade profissional se faz por via da sua autoridade técnica e científica, a APAH promove a organização da ACADEMIA APAH, uma aposta na consolidação e desenvolvimento de competências e conhecimento dos seus associados, nomeadamente através da atualização complementar que abrange diversas áreas de especialização de relevância para os desafios atuais da gestão em saúde. 

No decurso do ultimo mês, a Direção da APAH celebrou um conjunto diversificado de parcerias com entidades académicas nacionais e internacionais de reconhecida excelência e parceiros empresariais, com vista ao desenvolvimento de um programa de formação atual e ambicioso, que irá permitir fortalecer os conhecimentos e competências dos Administradores Hospitalares (AH). De entre estas pacerias, destacamos as seguintes entidades académicas e de formação de competências: NOVA MEDICAL SCHOOL, NOVA BSE, NOVA IMS, ENSP, PORTO BUSINESS SCHOOL, CATOLICA ICS, CATOLICA BUSINESS SCHOOL LISBOA, CATOLICA BUSINESS SCHOOL PORT,  ISEG, AESE, CENTRO DE DIREITO BIOMÉDICO da Universidade de Coimbra, KAISEN INSTITUTE, LEAN HEALTH e a GROSSMAN SCHOOL OF BUSINESS da UNIVERSITY of VERMONT.

Em paralelo continuamos a consolidar parcerias, estando em desenvolvimento acordos de formação com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e com o Institute for Healthcare Improvement (IHI)

Também no passado dia 7 de março, a Direção da APAH reuniu com o Tribunal de Contas (TC). Como resultado desta iniciativa, que pretendemos replicar com outras entidades centrais do Ministério da Saúde, foram identificadas necessidades mutuas entre as partes, com especial enfoque na formação. Desta forma, foi acordado o desenvolvimento de atividades formativas, numa prepectiva pedagógica,  de divulgação e de sensibilização conjunta para as melhores práticas, com especial destaque para a contratação pública e fiscalização prévia. Esta iniciativa conjunta será desenvolvida por um grupo de trabalho interno designado pela APAH em colaboração com a divisão de formação do TC. 

A esta iniciativa associa-se, também, o acordo de parceria a celebrar no próximo dia 21 de abril com a Inspeção-Geral de Atividades em Saúde (IGAS), para o desenvolvimento de atividades formativas, bem como para a participação da APAH em ações inspetivas desenvolvidas pela IGAS e a divulgação e sensibilização conjunta para as melhores práticas, replicando-as pelas entidades do Ministério da Saúde. 

A APAH está igualmente em processo de consolidação da sua relação de articulação com a Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos. Sobre estas iniciativas daremos informações brevemente.

Conheça as primeiras actividades formativas da APAH: