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Oradores Confirmados

Manuel Delgado

 

 

 
Atual Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado nasceu em Luanda em 1952.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia. Pós-graduado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Foi presidente do Conselho de Administração do Hospital Curry Cabral e presidente do Conselho de Administração do Hospital Pulido Valente.
Sócio fundador e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa para a Qualidade em Saúde.
Membro do Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares entre 1992 e 2008.
Professor Auxiliar da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.
 
 

 

Gerald O´Dwyer

 

 

 

Mr. Gerry O’Dwyer is currently President of the European Association of Hospital Managers (EAHM). Previously, he was the Vice-President of the EAHM and is also a past President of the Health Management Institute of Ireland (HMI).
Mr. O’Dwyer is employed as the Chief Executive Officer of the South / South West Hospital Group (SSWHG) and is based in Cork, Ireland. The SSWHG includes: Bantry General Hospital, Cork University Hospital, Kerry General Hospital; Kilcreene Regional Orthopaedic Hospital, Mallow General Hospital, Mercy University Hospital, South Infirmary Victoria University Hospital, South Tipperary General Hospital and University Hospital Waterford. University College Cork is its primary academic partner.  
A long term health service manager, he has held many senior roles in Ireland including; Chief Executive of Crumlin Children’s Hospital, Dublin; the Deputy CEO at Cork University Hospital Group; Regional Director for Performance and Integration, HSE South; Regional Director of Operations in Dublin Mid Leinster; and Hospital Network Manager for the acute hospitals in HSE South. 
Mr. O’Dwyer is a member of a number of National Healthcare Groups and review teams.  He is presently honorary Director of Education for the Health Management Institute of Ireland.  He is also former president of the EAHM Scientific Committee.
 

 

 

Alexandre Lourenço

 

 

Alexandre Lourenço é Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, administrador Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e aluno de Doutoramento na Nova School of Business & Economics.
É membro da NOVA Healthcare Initiative – Research (NHI) e professor convidado da formação de executivos da Católica Lisbon School of Business & Economics.
Exerceu funções como técnico superior na Comissão Nacional da Luta Contra a Sida e no Alto Comissariado da Saúde, e de Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Em Dezembro de 2008 foi nomeado, em comissão de serviço, Diretor Coordenador de Financiamento e Contratualização da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), tendo coordenado o Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento da Contratualização com os Cuidados de Saúde Primários. Entre 2011 e 2014 exerceu funções de Vogal do Conselho Diretivo da ACSS tendo como responsabilidades a gestão do acesso, contratualização e financiamento do SNS, e relações internacionais. Acompanhou e negociou a execução do Programa Assistência Económica e Financeira nas suas áreas de responsabilidade. 
Em 2006, no âmbito da Sessão Especial para o VIH/SIDA, foi delegado à Assembleia Geral das Nações Unidas. Participou enquanto perito na Network on Fiscal Sustainability of Health Systems (OCDE), no Working Group on Ageing Populations and Sustainability (Comissão Europeia em apoio ao GPEARI), na Framework for Action towards Coordinated / Integrated Health Services Delivery (OMS), e na Comissão Especial de Financiamento em Saúde Pública (Congresso Federal do Brasil). Desde 2014, coopera como consultor externo com a Organização Mundial de Saúde – Europa, prestando apoio técnico a vários Países nas áreas de financiamento e fortalecimento dos sistemas de saúde. É membro do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control (TAG-TB) – WHO/Europe.
Autor e coautor de documentos técnicos e de políticas de saúde, capítulos de livro, artigos científicos e comunicações variadas.
Galardoado em 2016, juntamente com Julian Perelman, Giuliano Russo e Marisa Miraldo, com o Prémio António Arnaut para o melhor trabalho escrito sobre investigação em sistemas de saúde pelo texto “Reforma dos cuidados de saúde primários: a experiência do pagamento pelo desempenho”.
 
 

Fernando Silva

 

 

Fernando Martins da Silva nasceu em julho de 1955, licenciou-se em Economia pela Universidade do Porto (1977) e frequentou o IX CEAH da ENSP (1978-80). 
Exerceu funções no extinto Departamento de Gestão Financeira dos Serviços de Saúde, até setembro de 1984. Diretor dos serviços financeiros do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, até fevereiro de 1997. 
Vogal da comissão de gestão do Hospital do Conde de Ferreira e vogal do conselho de administração do Hospital de Magalhães Lemos, até fevereiro de 2002. Vogal do conselho de administração do Hospital de São Sebastião, até maio de 2007. 
A partir desta data, foi nomeado presidente do conselho de administração. 
Em fevereiro de 2009, com a criação do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, foi nomeado para o mesmo cargo, cessando o mandato em fevereiro de 2015. 
A partir de abril de 2015, passou a exercer funções como administrador hospitalar na Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
 

 

 
Gabriel Antoja
 
 
 
Gabriel Antoja is an associate of the Center for Research in Healthcare Innovation Management (CRHIM) of the IESE Business School in Barcelona (Spain). 
Mr. Antoja graduated in Industrial Engineering by the Politechnic University of Catalonia (UPC) and has more than 15 years of experience in the healthcare industry, working for different consulting firms such as Accenture and IBM, pharmaceutical companies such as MSD, and public healthcare providers in Spain. 
His areas of expertise include clinical management, information systems strategy, implementation of Hospital Information Systems, disease management programs, and European telemedicine projects. 
He teaches organizational design for the master MPAGE at University of Navarra. 
His research activities at IESE CRHIM include hospital management, hospital organizational design, healthcare process innovation and human centered services redesign.  
 

 

 

Emília Monteiro

 

 
 
Licenciatura em Medicina  e doutoramento em Fisiologia  (Universidade de Navarra/Espanha). Doutoramento em Farmacologia (ICBAS/Universidade do Porto). Agregação em Farmacologia e Terapêutica (Nova Medical School (NMS)/ Universidade NOVA de Lisboa). Professora catedrática de Farmacologia da NMS.
Cargos atuais:
Subdiretora, Presidente do Conselho Pedagógico da NMS|FCM. Investigadora Principal do CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas)  (NMS|FCM). Coordenador da PtCRIN  (Portuguese Clinical Research Infrastructure network ) e  vice-presidente do ECRIN-ERIC steering committee (European Clinical Research Infrastructure Network/ European Research Infrastructures Consortium). Membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC). Membro do Conselho Científico da ANSM “Agence Nationale de Sécurité du Medicament et des Produits de Santé” (France). Co-diretora do Harvard Medical School’s 2017 Portugal Clinical Scholars Research Training (PTCSRT) Certificate Program. 

 

 

 

Wim H van Harten

 

 

Wim H van Harten spent 5 years in Cameroon after his graduation as M.D. and specialization in tropical medicine. On returning from Africa he focused on public health and health administration. He obtained a degree in community medicine/public health while working as Chief Medical Advisor of a major health insurance company (1986-1992). From 1992 to 2001, he worked at the rehabilitation hospital “Het Roessingh” in Enschede, as General Director, he completed his Ph.D. on quality management in health care (1997) and started a research group. 
In June 2001, he became Member of the Executive Board of the Netherlands Cancer Institute - Antoni van Leeuwenhoek Hospital (NKI-AVL) in Amsterdam, The Netherlands, being in charge of Organization & Management. The NKI is the only designated Comprehensive Cancer center in the Netherlands with an annual expenditure of over € 300 million. From 2005 onwards  he was acting as Research Group leader at the Division of Psychosocial Research and Epidemiology at the NKI. 
Since 2001 he is part-time professor on “Quality Management and Health Care Technology” at the department of Health Technology and Services Research of the School of Management and Governance at the University of Twente, the Netherlands. He supervised over 10 Ph.D graduates and presently his group consists of 2 postdocs and 5 PhD students in the NKI and 2 in other universities. He published over 100 peer reviewed papers on Health Technology Assessment, process improvement in oncology and survivorship and e-health.
On 2006 he was elected Member of the Board of the Organization of European Cancer Institutes (OECI) and in 201-2014 he served as President of the OECI. From 2008 – 2014 he acted as Board member of the Netherlands Hospital Association. 
In December 2015 he started as  CEO of Rijnstate (general) Hospital in Arnhem, a large teaching hospital with an annual expenditure of € 460 million and around 4500 employees, of whom around 275 medical specialists and 150 MDs in specialist training. In the annual insurers survey on 2015, Rijnstate ranked fourth in annual patient volume in the Netherlands.
 
 

 

Fábio Leite Gastal

 

 

Fábio Leite Gastal, Médico (Univ. Federal de Pelotas, 1984); Psiquiatra (Univ. da República Uruguai, 1988); Doutor em Medicina (Univ. da República Uruguai, 1993); Doutor em Medicina Psiquiatria (Univ. Federal de São Paulo, 1995); Professor da Universidade Católica de Pelotas, Escola de Medicina (1989 - 2005); Professor Convidado da Univ. Federal de Minas Gerais (2007 - 2011); Professor Convidado do Programa de Pósgraduação de Saúde Coletiva (2012 - 2016); Diretor de Ensino e Pesquisa da Clínica Olivé Leite, Pelotas, RS (1989 - 2005); Superintendente da Organização Nacional de Acreditação, Brasilia (1999 - 2007); Superintendente de Desenvolvimento e Informações Estratégicas da UNIMED Belo Horizonte, MG (2007 - 2011); Superintendente Médico - Assistencial (2011 - 2014) e Superintendente de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação do Hospital e Sistema de Saúde Mãe de Deus, Porto Alegre, RS (2014 - 2015); Superintendente de Estratégia, Gestão e Inovação da Seguros Unimed, São Paulo, SP (2016 - atual). Pesquisador com produção científica ativa, orientações concluídas de mestrado (04), trabalhos publicados em Anais de evento (05), resumos publicados em anais e períodicos (172), artigos completos publicados em períodicos (42), livros ou capítulos (22), apresentações de trabalho (37), trabalhos técnicos (24) e outras (51), fonte sistema Lattes CNPq/Brasil.
 
 
Elizabeth Thiebe
 
 
 
Liz began her career as a Registered Nurse in Boston, Massachusetts. She has worked as Director of Surgery for a large integrated delivery system in Massachusetts; through this role Liz developed expertise in facility design, efficiency and patient-centered care. She led the design teams for many new buildings and hospitals, including a large private finance initiative (PFI) in Coventry, UK Liz has worked at the NHS Institute as Head of the Productive Series, which included leading the development of the Productive Ward and Productive Community Hospital. She has applied her practical management and leadership skills to the discipline of leadership development as Director for Leadership Development at The King's Fund.
 
 
Herbert Stähr
 
 
 
Is now Head of Portfolio Development and Marketing, Enterprise Services and Solutions from Siemens Healthcare GMBH.
In his previous roles, He has worked with a large private hospital group in Germany in Senior leadership roles including serving as managing director of two acute care and post-acute care facilities from 2011 to 2015. Subsequent to the group's acquisition of two hospitals in Nürnberg-Fürth (EuromedClinic and Euromed Allgemeine Krankenhaus),He led the integration project and become the managing director of these acute-care hospitals with its combined 200 beds, 10 operating theaters, emergency room treating patients in 15 specialties.
Prior to that, He worked for several years in Healthcare consulting practice of McKinsey & Co. on various European and international assignments.
 
 
 
Presidente Sessão I
José Carlos Lopes Martins
 
 
 
José Carlos Lopes Martins, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, diplomado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Desempenhou cargos de Administrador Principal em Hospitais Públicos (Hospital de Vila Real - 3 anos; Hospitais da Universidade de Coimbra - 9 anos), de Administrador Executivo em Hospitais Privados (Hospital Cuf Descobertas - 3 anos; Hospital Cuf Infante Santo - 2 anos) e em Hospital Público sob gestão privada (Hospital Amadora Sintra- 2 anos).
Foi Administrador da José de Mello Saúde de 1999 a 2016.
Foi Secretário de Estado da Saúde no XII Governo (1993-1995).
Participou em Grupos de Trabalho de nomeação ministerial - preparação da Lei do Serviço Nacional de Saúde (1992); estudo da Reforma do Financiamento da Saúde (1993); Comissão de Acompanhamento da Reforma Hospitalar (2015/16).
Foi Coordenador de um dos 4 Grupos de Trabalho do Relatório Gulbenkian - Um Futuro para a Saúde (2015).
Exerceu/exerce actividade docente ocasional nas Universidades de Coimbra, Nova, Católica, ISCTE/INDEG.
Apresentou mais de uma centena de comunicações/conferências em Congressos, Jornadas e Seminários. Tem cerca de vinte textos publicados em livros e revistas nacionais.
É membro da Direcção da ABIO - Associação para o estudo do Biodireito.
É membro da Direcção do Health Cluster Portugal.
É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.
É actualmente Consultor da José de Mello Saúde.
 
 
Presidente Sessão II
Artur Vaz
 
 
Natural do Porto. 
Licenciado em Direito e pós-graduado em Administração Hospitalar e Engenharia Industrial aplicada a Hospitais. 
Administrador Hospitalar nos Hospitais da Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar de Coimbra e IPO de Coimbra e assessor do Presidente da ARS do Centro (1983 a 1995). Director-Geral e Administrador Executivo da Hospital Amadora/Sintra Sociedade Gestora SA (1996 a 2003), Espírito Santo Saúde (2003 a 2008) e Hospital da Luz (2005 a 2008). Presidente do Conselho de Administração do Hospital Fernando Fonseca EPE (2008 a 2011). Administrador Executivo da SGHL – Sociedade Gestora do Hospital de Loures, Hospital Beatriz Ângelo desde Maio de 2011. 
Autor de mais de 50 artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, co-autor e co-editor de diversos livros. 
 
 
Presidente Sessão III
António Oliveira e Silva
 
 
 
Presidente do CA do CHSJ desde fev. de 2016
Diretor Clínico do HSJ de mar 2007 a abril de 2010
Coordenador da Unidade de AVC do CNSJ de maio de 2010 a abril de 2014
Diretor do Serviço de Medicina Interna do hospital de Braga de abril de 2014 a fevereiro de 2016
Diretor do Serviço de Urgência do HSJ de 2003 a 2005
Especialista de Medicina Interna desde 1995
Licenciado em Medicina pelo ICBAS em 1987
 
 
Presidente Sessão IV
Carlos Neves Martins
 
 
Nascido a 16 de junho de 1961, em Portimão Licenciado em Relações Internacionais/Ramo Económico e Políticas pela Universidade do Minho
Professor Associado Convidado do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve, desde 2017
Presidente da Direção da Associação de Desenvolvimento do Centro Académico de Medicina de Lisboa, desde 2016
Vogal do Conselho Consultivo do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, desde 2016
Membro do Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos, desde 2016
Presidente do Conselho Directivo do Centro Académico de Medicina de Lisboa (2013-2016) e seu Vogal desde 2016
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte EPE, desde 2013
Presidente do Grupo Interministerial de Trabalho do Turismo de Saúde (2012-2014)
Presidente da Comissão Tripartida – Ministério da Saúde, Ministério das Finanças e Sindicatos Médicos (2012-2013)
Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (2011-2014)
Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Turismo do XVI Governo Constitucional, de 21 de julho de 2004 a 11 de março de 2005
Secretário de Estado da Saúde do XV Governo Constitucional, de 8 de abril de 2002 a 16 de julho de 2004
Presidente do primeiro Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde Algarve/Região de Saúde, equiparado a Director-Geral, por Despacho Conjunto do Primeiro-Ministro e do Ministro da Saúde do XII Governo Constitucional (1994-1996)
 
 
Comentadores
 
Teresa Magalhães
 
 
 
A Dra. Teresa Magalhães é Administradora Hospitalar no Centro Hospitalar de Lisboa Norte, doutorada em Saúde Pública na especialidade de Política, Gestão e Administração da Saúde pela Universidade Nova de Lisboa e licenciada em informática de gestão.
É atualmente assessora do Presidente do Conselho de Administração do CHLN para a área da inovação organizacional e tecnologias de informação e administradora do departamento de Coração e Vasos.
É Professora da Escola Nacional de Saúde Pública e desenvolve a sua atividade de investigação nas áreas de sistemas de informação na saúde e, em particular, modelos preditivos e modelos de eficiência.
Foi Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal entre 2009 e 2016.
Foi consultora da Accenture com vários projetos desenvolvidos na área dos sistemas de informação.
 
 
José Vinhas
 
 
 
 
President, Executive Committee. Health Technology Assessment Committee. INFARMED (May 2016 - )
Director, Nephrology Department, Centro Hospitalar de Setúbal (1999 - )
Director Department of Medicine, Centro Hospitalar de Setúbal (2007 - )
President, Ethics Committee, Centro Hospitalar de Setúbal (2007 - )
President of the Portuguese Society of Nephrology (2003-2006 and 2006-2009)
Editor-in-Chief of Portuguese Journal of Nephrology and Hypertension (2016- )
 
Paulo Sousa
 
 
 
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1987), possui o Curso Avançado em Gestão Hospitalar - Porto Business School e diversos Cursos de Formação de Economia e Gestão, em especial da Área Hospitalar.
Exercia já, desde Julho de 2013, as funções de Presidente do Conselho de Administração do SUCH, corolário de um percurso profissional de 25 anos ao serviço da Associação.
No quadro das funções exercidas no SUCH até 2013, foi Vice-presidente do Conselho de Administração (2010-2013), Presidente da empresa EAS e Vogal do Conselho de Administração do Such/Veolia ACE. Ocupou o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Valorhospital S.A., o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Somos Ambiente ACE (2010-2014) e o cargo Vogal Não Executivo deste ACE (2008-2010), acumulando com as funções de Administrador Delegado Norte e Diretor do Cluster do Ambiente (desde 2006).
Exerceu ainda funções no SUCH, enquanto Vogal Não Executivo da Valorhospital S.A. (2001- 2007), Diretor Regional do Norte (1993/2006), Subdiretor Regional do Norte (1992/93) e Assessor (1991/92).
Entre 1988 e 1991, foi Membro de vários gabinetes no Ministério da Saúde como Assessor do Ministro da Saúde e Adjunto do Secretário de Estado da Saúde (1989/91) e Administrador- Delegado do Hospital Distrital de Viana do Castelo (1988/89).
É Vice-presidente do Conselho Fiscal da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal desde 2004 tendo desempenhado funções de Presidente entre 1996 e 2004. É Presidente do Conselho Fiscal do Centro Social da Vitória no Porto desde 1999 e Presidente do Conselho Fiscal do Yatch Club de Viana do Castelo.
 
 
José Artur Paiva
 
Diretor Clínico do Centro Hospitalar São João e Professor Associado Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Especialista de Medicina Intensiva e de Medicina Interna e com competência em Gestão de Sistemas de Saúde e em Emergência Médica.
Consultor da Direção Geral da Saúde.
Consultor para o Projeto STOP Infeção Hospitalar da Fundação Calouste Gulbenkian.
 
 
Laranja Pontes
 
 
 
 
Presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto (CEO) desde Janeiro 2006
Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto
Especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética
Diretor de Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do IPO Porto, 1989/2005
Membro do Grupo Cooperativo da EORTC desde 1992
Membro do Board da “European Society of Surgical Oncology (ESSO)”, 2000/2004 e do Board da “Organization of European Cancer Institutes (OECI)”, 2011/2017
 
 
Carlos Manuel Gregório dos Santos
 
 
 
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Administrador Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, UNL.
Pós Graduação em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE.
Leadership in Health Care Delivery da Nova Business School & Economics.
Foi Diretor Financeiro do IPO de Coimbra. 
É Vogal Executivo do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, EPE.
Teve atividade docente em Estabelecimentos de Ensino Superior Público.
Colaborou com o CEDIPRE da Faculdade de Direito de Coimbra no Curso de Pós Graduação em Regulação.
 
 
Francisco Ramos
 
 
Nascido em Lisboa, a 3 de Dezembro de 1956.
Licenciado em Economia, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em 1978. Diplomado em Administração Hospitalar, Escola Nacional de Saúde Pública, em 1981.
Presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil desde 2012, Presidente do Conselho Diretivo do Grupo Hospitalar dos IPO desde 2014 e Professor Associado de Economia de Saúde do Grupo de Disciplinas de Ciências Sociais em Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa (contratado como assistente em 1987).
Funções governamentais exercidas:
XIII Governo Constitucional – Secretário de Estado da Saúde – 1997/1999
XIV Governo Constitucional – Secretário de Estado da Saúde – 2001/2002
XVII Governo Constitucional – Secretário de Estado da Saúde – 2005/2008
XVII Governo Constitucional – Secretário de Estado Adjunto e da Saúde – 2008/2009
Administrador hospitalar no Serviço Comum de Urgência (1981/82) e nos Serviços Financeiros (1982/84) dos Hospitais Civis de Lisboa.
Administrador hospitalar no Departamento de Gestão Financeira do Ministério da Saúde (1984/86).
Consultor da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo em 1996/1997.
Subdiretor-geral do Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde em 1997.
Subdiretor-geral da Direcção-Geral da Saúde em 1997.
Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu em 2000/2001.
Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Administração, IP em 2009/2012.
Entre 1981 e 1997, consultor de organizações internacionais como a Organização Mundial de Saúde, o Banco Mundial e a Comissão Europeia, com missões realizadas na Estónia, Geórgia, Brasil, Moçambique, Angola, Macau e Palestina. Realizou diversos estudos económicos de medicamentos para várias companhias farmacêuticas e estudos económicos e de organização de unidades privadas de prestação de cuidados de saúde (hospitais e clínicas ambulatórias).
Áreas de Especialidade: Economista de Saúde especializado em organização, gestão e financiamento de serviços de saúde, em avaliação económica de programas e tecnologias de saúde e em políticas e administração de sistemas de saúde. Administrador Hospitalar. Autor de dezenas de artigos publicados em livros e revistas técnicas da especialidade.
Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em janeiro de 2006.
 
 
José Antunes
 
 
 
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa e com Executive MBA pela AESE/IESE. Iniciou atividades na Indústria Farmacêutica em 1998, na qualidade de responsável médico de uma empresa farmacêutica multinacional, desenvolvendo projetos diversos, em diferentes áreas terapêuticas e funcionais, designadamente na área de investigação clínica, incluindo a coordenação local de ensaios clínicos internacionais de Fases II e III, e o desenho de ensaios locais intervencionais e não intervencionais. Integrou a Janssen em 2003, desempenhando atualmente as funções de Diretor Médico e Regulamentar. Assume igualmente funções de J&J Innovation Center Venture Lead em Portugal desde junho de 2014. Membro de diferentes comissões e grupos de trabalho na área da Investigação Clínica e da Inovação e Empreendedorismo em Saúde. É atualmente coordenador do Grupo de Trabalho de Investigação Clinica da APIFARMA. Autor de diversas publicações e comunicações na área de Medicina Farmacêutica.  
 
 
José Castanheira
 
 
 
Depois duma curta passagem pelo ensino, desde 1988 que toda a sua carreira profissional tem sido dedicada, em exclusividade, às tecnologias de informação e comunicação da saúde, sempre como colaborador de instituições públicas do Ministério da Saúde, de onde se destaca:
De 1988 a fevereiro 2006 como colaborador do ex-IGIF (18 anos), onde desempenhou funções técnicas nas áreas do desenvolvimento/implementação de aplicações informáticas para as Instituições de saúde, bem como, funções na área da gestão de projetos e direção da Delegação do Porto;
Desde fevereiro de 2006 que é colaborador da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, onde assegura atualmente as funções de direção do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação (entre 2007 e 2013 também assessorou a Administração Regional de Saúde do Norte na área das TIC).
 
 
Cristina Semião
 
 
Desde que entrou na IBM em 1985, Cristina Semião deteve diversas posições de liderança, das quais destaca uma assignação internacional nos EUA com início em 1998, como Executiva Global de Parceiros de Negócio responsável por Iniciativas da Indústria na sede da IBM Corporation em Armonk, NY, continuada a partir de 2000 em Miami, FL, como Directora do Sector Industrial e Petrolífero para a Região da América Latina, liderando as equipas do sector na Argentina, Brasil, México, Venezuela e países Andinos. Posição que manteve até ao seu regresso à Europa em 2003.
Desde Maio de 2004, Cristina Semião era Vice Presidente da Divisão SMB para a região sul da Europa, onde liderou o sector de vendas & distribuição IBM para as PMEs, incluindo Saúde, Governo Local e Regional, bem como oportunidades emergentes e competitivas no Chipre, Espanha, Grécia, Israel, Itália, Portugal, e Turquia.
Por motivos pessoais regressa a Portugal em 2006, sendo posteriormente responsável pela comercialização das soluções IBM para a Saúde e Administração Pública Central. Desde Julho de 2014 que está dedicada ao Sector da Saúde (Pública e Privada) com enfoque no posicionamento das soluções cognitivas como optimização dos recursos para o Sector da Saúde.
Detém um MBA em Gestão Comercial e Marketing, pela Development Systems; o curso pós-graduação STONE Strategic Opportunities in the New Economy, pela Boston University; bem como o curso Superior de Tradutora e Intérprete, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração.
 
 
Rosália Rodrigues
 
 
 
Rosalia Rodrigues nasceu no Porto em 1974. Licenciada em Informática de Gestao pela Universidade do Minho, desenvolveu parte da sua carreira em consultoras de gestão internacionais como a Accenture e Capgemini, sempre enquadrada no vertical de Health &Public Sector. Em 2013 integra a Microsoft Portugal, onde é atualmente a responsável pelo desenvolvimento de mercado e soluções em Setor Publico e Saúde.
 
 
João Porfírio Oliveira
 
 
 
 
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE. Anteriormente Vogal Executivo do Conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, EPE entre 2009 e 2015. Exerceu ainda funções como Diretor do Serviço de aprovisionamento do Hospital de São João, E.P.E. Foi também Diretor Logístico e Gestor de informação para a Península ibérica na Uponor. É Licenciado em matemáticas aplicadas e pós-graduado em administração e Gestão da Saúde pela universidade Lusíada do Porto. É especialista em Hospital Procurement, em gestão logística e do conhecimento e em gestão de unidades de saúde hospitalares.
 
 
Élia Gomes
 
 
 
Licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1978 e 
Pós-graduada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública.
É Administradora Hospitalar desde 1982, tendo iniciado funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra. De 1985 a 1988 exerceu funções como Administradora Hospitalar e posteriormente como Administradora do Conselho de Gerência do Centro Hospitalar Vale do Sousa. Após concurso público inicia funções no Hospital de São João do Porto até 1990. 
Entre 1990 e 2000 foi Administradora-Delegada no Hospital Distrital de Valongo e no Hospital de Magalhães Lemos. De junho de 2000 a 2008 exerceu funções como Administradora Delegada do Hospital Geral de Santo António e posteriormente Vogal Executiva do Conselho de Administração do HGSA, SA e HGSA, EPE. Em 2008 foi nomeada Vogal Executiva do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E. P. E. e em 2011 nomeada Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, EPE, cargo que exerce até à presente data.
 
 
Márcia Catarina Brandão Torres
 
 
Licenciada em Engenharia Civil e do Ambiente pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pela Universidade Fernando Pessoa (2005), possui o Curso Avançado em Gestão Hospitalar - Porto Business School, Pós – graduação em Contratação Pública pela Universidade Católica Portuguesa e diversos cursos de formação em Planeamento e Gestão, em especial da área hospitalar. Exerce desde 2010 as funções de Administradora Delegada do Norte no Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, num percurso profissional que conta já 19 anos ao serviço desta Associação. No quadro de funções que exerce no SUCH até à presente data, destacam-se ainda os cargos de Administradora da EAS – Empresa de Ambiente na Saúde (desde 2015), Administradora do Such-Veolia, ACE (desde 2016), Vogal da Comissão Instaladora do Cluster SOMOS EQUIPAS (2007 a 2010) e Diretora Nacional da área de Projetos e Obras (1998 a 2010). Simultaneamente desempenha ainda o cargo de Presidente do Agrupamento Complementar de Empresas SOMOS AMBIENTE. É ainda membro da Assembleia Geral do INEB – Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade do Porto e Interlocutora do Barómetro de Inovação da Administração Pública.
 
 
Luis Lopes Pereira
 
Desde Fevereiro de 2003 - Director Geral da Medtronic Portugal uma empresa que desde 2005 tem sido reconhecida pelo Instituto Great Place to Work 
Actualmente membro do Board do HCP (Health Cluster Portugal) e do Board  da APORMED (Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos) 
De 2000 a  2003 - Director Geral Abbott Laboratories  Noruega
De 1999 a 2000 - Director Geral Abbott Laboratories Hungria 
De 1996 a 1999 – Director da Divisão Hospitalar de Abbott Laboratories em Portugal 
Actualmente candidadato a Phd Universidade de Aveiro
Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas no ISCTE, Lisboa (Frequência da Licenciatura em Economia até ao 3ºano na UNL).
Participação no Mastering Healthcare Finance,  parceria entre o Institute of Health Economics and Management, Harvard Medical International e Centro Hospitalar do Porto, em 2008.
Participação no X Curso PADIS, na área de gestão de instituições de saúde, AESE, em 2009.
 
 
Filipe Janela
 
 
Filipe Janela é actualmente Head of Government Affairs & Policy, Consulting and Business Development da Siemens Healthineers tendo como principal enfoque o suporte à decisão de prestadores e entidades gestoras de cuidados de saúde. Adicionalmente coordena as actividades de desenvolvimento de negócio através da gestão das relações institucionais e geração de projectos inovadores em parceria com as entidades do sector da saúde.
Desde 2006, Filipe Janela tem assumido diferentes funções na Siemens Healthineers, entre as quais consultoria estratégica, business management e business development tendo sido responsável pelo Programa Innovation na organização Siemens Portugal em estreita ligação com a comunidade tecnológica/científica, tendo resultado na promoção de mais de 100 projectos IDI.
Antes de entrar na Siemens em 2006 desenvolveu actividades na área da consultoria estratégica.
Licenciado em Engenharia Química e Pós-graduado em “Engineering Policy and Technology Management” pelo Instituto Superior Técnico e possui um MBA IESE/AESE.
 
 
Catarina Isabel Neno Resende de Oliveira
 
 
 

Catarina Isabel Neno Resende de Oliveira, natural de Coimbra, licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1970, e obteve o grau de doutor na especialidade de Neurologia, com distinção e louvor, em 1984, na mesma Universidade. Professora Catedrática e regente da disciplina de Bioquímica desde 1988, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde se jubilou em 2016. Foi Presidente do Conselho Cientifico desta Faculdade (2004-2008) e é, no momento actual, Coordenadora do consórcio CNC.IBILI da Universidade de Coimbra e da Unidade para a Inovação e Desenvolvimento (UID) no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). O seu principal interesse de investigação situa-se na área do envelhecimento e nas doenças para as quais o envelhecimento é um factor de risco, focado na compreensão dos mecanismos moleculares de neurodegenerescência induzida por peptídeos amiloidogénicos, particularmente no papel da mitocondria na decisão de morte celular e, consequentemente, no processo neurodegenerativo. Tem coordenado vários projectos científicos sobre: mecanismos de envelhecimento cerebral e demência; resposta celular ao stress oxidativo e seus efeitos nos mecanismos de transdução de sinal, na energética mitocondrial e na relação com a diabetes e as doenças neurodegenerativas.